Tabela de Conteúdo
Quem já esteve no saguão de um aeroporto, pelo menos uma vez, conhece muito bem a sensação de ansiedade causada pela expectativa que a viagem provoca. Isso acontece, principalmente, quando se trata de uma viagem internacional, afinal, nesse caso, logo você estará pisando solo estrangeiro, onde o mundo é diferente do seu.
As fantasias em torno de uma viagem maravilhosa são sempre mais fortes que outros sentimentos. Mas, é inevitável passar pela cabeça algumas dúvidas práticas sobre o passaporte, esquecimento de algo importante, roupas adequadas e outros detalhes.
Pensando nisso, selecionamos algumas dessas providências que você precisa tomar, mantendo tudo bem-organizado a fim de não ter de se incomodar com aborrecimentos, justamente quando estiver quase embarcando. Vamos conferir?
Providencie passaporte e visto
Ninguém em sã consciência poderia imaginar que esse primeiro e fundamental passo poderia ser esquecido, não? Mas, é algo que acontece, pode acreditar. Então, antes de qualquer coisa, tenha em mente que toda viagem internacional tem essa exigência, afinal, o passaporte é a sua identidade fora do Brasil, e sem ele, é improvável que você consiga entrar em outro país. A exceção para isso é no caso do Mercosul.
Portanto, caso você ainda não tenha esse documento, não deixe para ir atrás na última hora, pois isso leva tempo para ficar pronto. É necessário agendar um horário na Polícia Federal, o que pode levar semanas para se concretizar. E, se você já tem passaporte, fique de olho no prazo de validade, uma vez que ele tem data para expirar. Se isso acontecer, será necessário renová-lo.
Quanto ao visto, sabemos que as exigências da política internacional variam, conforme o país. Para passeios turísticos, a maioria não exige visto, como no caso de viagens de até 90 dias na Europa, México ou na Nova Zelândia.
Mas, em alguns países, trata-se de um documento indispensável para viagens de qualquer natureza. Essa é a situação de quem vai para o Reino Unido, para a Rússia ou para os Estados Unidos. Sendo assim, se informe antes e evite aborrecimentos desnecessários na hora do embarque.
Saiba qual é a moeda do local de destino
É importante saber como lidar com moeda internacional, antecipadamente, para aproveitar melhor a viagem, sem preocupações a mais. Então, antes de viajar, pesquise sobre o funcionamento da moeda do local de destino e faça um comparativo do quanto custará cada coisa, em média, ou seja, o equivalente em reais.
Apure qual poderá ser o gasto diário e leve consigo o suficiente para o tempo que ficará lá. E, se entender que é mais seguro e conveniente, faça o câmbio no Brasil mesmo. Caso você tenha um cartão internacional, verifique com seu banco quais são as possibilidades de usá-lo para fazer saques nos terminais do país de destino. Lembre-se de que você está saindo para relaxar e se divertir, então, previna-se.
Faça um seguro
Um seguro de viagem pode ser a sua salvação, principalmente se você estiver só na sua aventura turística. As companhias de seguros cobrem imprevistos relativos a perdas de voo, saúde, extravio de documentos e bagagens. E, se você estiver viajando para os países que assinam o Tratado de Schengen, ter um seguro é obrigatório. Então, evite dores de cabeça e curta a sua viagem ao máximo.
Saiba um pouco do idioma do destino
Quando pensamos em fazer uma viagem internacional, o primeiro idioma que passa pela cabeça é o inglês, não é mesmo? Mas, nem sempre as pessoas de outros países dominam o inglês, sem falar que é de bom tom saber uma ou outra frase-chave da língua dos países que você for visitar, e que não contam com a “soberana das línguas” como idioma materno.
Por isso, deixe a curiosidade falar mais alto e aprenda algumas expressões mais usuais do idioma de destino, como obrigado, bom dia, boa noite, com licença, quanto custa e outras que você possa ter de sacar em momentos pontuais. Além disso, saber um pouquinho da língua local é uma forma de se familiarizar e conquistar a simpatia dos moradores e, quem sabe, até render conversas amistosas.
E, então, se animou para fazer as malas? Tome essas medidas práticas o quanto antes, organize a burocracia e, depois, se ocupe com as roupas mais adequadas, a temperatura do país que você visitará e outros detalhes igualmente importantes, porém, mais fáceis de lidar. Agora, é só curtir o frisson da espera pelo embarque!
5 destinos para viajar para fora do Brasil sem passaporte
Está pensando em viajar para fora, mas prefere fugir de burocracias? Então, saiba que aqui na América Latina você poderá transitar livremente sem um passaporte ou visto de entrada. Os países que integram o MERCOSUL permitem a entrada de brasileiros portando apenas o documento de identidade. Veja 5 deles:
1. Argentina: para quem gosta de um bom vinho, neve no inverno, livrarias e carnes de qualidade, esse é o lugar;
2. Chile: esse país é indicado para os amantes das florestas, de belezas naturais, montanhas e praias lindas. O Chile cultiva suas raízes e mantém uma forte cultura indígena por meio dos povos Mapuche;
3. Peru: além das ruínas de Machu Picchu, o país oferece paisagens de tirar o fôlego, tradição cultural e histórias milenares;
4. Uruguai: é pertinho do nosso Sul e pode ser visitado em um feriado prolongado para curtir os balneários e as noites badaladas;
5. Equador: lá, você poderá apreciar a vista de uma parte da Cordilheira dos Andes, experimentar uma culinária excelente e, se preferir ir mais longe, poderá visitar as Ilhas Galápagos, há cerca de 1.000 km do continente.
Pensando em fazer as malas? Fale com a MKD viagens e comece a programar um maravilhoso tour por essa incrível América do Sul!
Perdi a minha conexão! E agora? O que devo fazer?
Isso acontece com muita frequência, afinal, imprevistos ocorrem o tempo todo quando o assunto é viagem aérea. E a principal causa é o atraso nos voos, o que resulta em perda da próxima conexão.
Para não levar prejuízo, além de perder a viagem, saiba o que fazer e fique de olho nos seus direitos como passageiro. Comece conhecendo as leis que beneficiam os passageiros, como a Resolução 400/2016 da ANAC, que obriga a companhia aérea a prestar assistência material para solucionar qualquer problema, conforme o tempo de espera para o voo seguinte.
Saiba que, ainda no aeroporto, você pode optar por algumas medidas como:
- Pedir reembolso integral do que foi pago pela passagem aérea;
- Embarcar no próximo voo da companhia contratada;
- Remarcar o voo para a data e o horário que você escolher;
- Receber realocação para um voo de outra companhia aérea;
- Requerer uma indenização por danos morais.
Fique de olho e conheça os seus direitos!
Você conhece o seguro Viajante Blindado da MKD Viagens?
O Seguro Viajante Blindado é um pacote completo que conta com uma proteção jurídica feita por especialistas em direitos dos viajantes.
Quando você contrata o nosso Seguro Viajante Blindado, você e sua família estarão adquirindo paz, tranquilidade e a certeza de uma viagem sem aborrecimentos, mesmo que alguns imprevistos aconteçam, cancelamento de voos, por exemplo.
Nossos planos oferecem cobertura para problemas como:
- Voo Cancelado
- Voo atrasado (com possível perda de conexões)
- Bagagem extraviada
- Overbooking
- No Show abusivo
- Alteração de voo
- Problemas na hospedagem
Para saber mais sobre os valores e condições de nossos pacotes, consulte um especialista da MKD Viagens. Teremos o maior prazer em ajudar você e sua família a evitar problemas e situações desagradáveis, que podem estragar completamente a experiência de uma viagem.
Escolha o destino perfeito para a sua viagem internacional nas férias
Viajar internacionalmente durante o período de férias é uma oportunidade emocionante de explorar novos destinos, mergulhar em culturas diferentes e criar memórias duradouras.
Seja relaxando em praias paradisíacas, explorando maravilhas arquitetônicas ou saboreando gastronomia local, as opções são infinitas.
Visite cidades icônicas como Paris, com sua elegância romântica, ou Tóquio, com sua fusão de tradição e modernidade. Quer se surpreender a cada esquina, então considere ir para Dubai.
Explore a beleza natural da Nova Zelândia e Austrália ou aventura-se pelos safáris na África. Além dessas opções, o Canadá e os Estados Unidos são países que não podem deixar de entrar para o topo da lista de opções.
Independentemente do destino escolhido, certifique-se de planejar com antecedência, verificar requisitos de visto e cuidar da sua saúde.
Lembre-se também de respeitar e apreciar as culturas locais, tornando-se um viajante responsável.
Uma viagem internacional no período de férias pode abrir horizontes, proporcionar momentos inesquecíveis e enriquecer sua perspectiva global.
A MKD Viagens já é conhecida por proporcionar aos viajantes uma experiência única, desde a cotação até o retorno ao Brasil com a mala cheia de boas lembranças.