Já pensou em conhecer lugares fascinantes, com uma aura de mistério e muita história ainda por conhecer? Aqui mesmo, na América do Sul, você pode visitar paisagens, ilhas e cidades históricas incríveis, além de sítios arqueológicos de beleza e encanto únicos.

Para viver uma experiência diferenciada e conhecer mais de perto as nações vizinhas, nada como dar uma volta aqui pelo lado Sul do continente americano, afinal, não é preciso ir muito longe para conferir culturas únicas e maravilhas da história da humanidade, que só esses locais guardam.

Para ajudar você a traçar um roteiro, selecionamos alguns lugares que não poderiam ficar fora da sua viagem. Você pode fazer um tour por eles e aproveitar para conferir algo mais em seu entorno. Vamos lá?

Machu Picchu – Peru

Essa não poderia faltar em nenhum roteiro para a América do Sul. Machu Picchu é Patrimônio Mundial da UNESCO e a principal atração turística do Peru. É, sem dúvida, um dos destinos mais impressionantes do mundo.

A cidade perdida do povo Inca fica a 2.400 metros de altitude e guarda muita história envolta em misticismo. E, para quem curte aventura, a lendária Trilha Inca é uma boa pedida para penetrar nas montanhas e nas selvas por dias a fio. Mas, se você não estiver com um bom preparo físico, experimente ir de trem ou de ônibus e aprecie, sem sofrimento, as muitas descidas e subidas do incrível complexo.

Ilha de Páscoa – Chile

Uma das ilhas mais místicas e visitadas no mundo fica ao sul do Pacífico. É também conhecida como Rapa Nui, a mais remota ilha habitada no planeta. Seus moradores contam menos de 6 mil e as paisagens são mesmo de tirar o fôlego, com destaque para as quase 900 estátuas enormes, chamadas Moais esculpidas em lava. Elas são colossos que medem até 30 metros de altura.

Além dessa peculiaridade, você pode aproveitar as maravilhosas praias da costa da Ilha de Páscoa e muitas expedições e trilhas pelos vulcões Raraku e Rano Kau.

Torres del Paine (Chile)

Ainda no Chile, mas dessa vez, a paisagem espetacular é no Parque das Torres del Paine, localizado ao sul da Patagônia chilena, na região de Magalhães. O Parque foi fundado na década de 1950 e declarado pela UNESCO, em 1978, como Reserva da Biosfera.

Lá, você poderá apreciar 242.000 hectares de área selvagem, cheia de geleiras, montanhas, campões e lagos, com direito a atividades que incluem escalada, trekking, caiaque, visita às geleiras, cavalgadas, entre outras.

Las Lajas – Colômbia

O lugar já foi um local reservado a culto e peregrinação, mas se tornou uma das grandes atrações turísticas da América do Sul. No sul da Colômbia, o Santuário de Las Lajas guarda um cenário deslumbrante, tanto pela construção quanto pelas belezas naturais.

A magnífica basílica de pedra, com 50 metros de altura, se localiza no cânion do Rio Guaitara, pertencente ao município de Ipiales. É cercada de cachoeiras e repleta de detalhes com mosaicos, arcos, paredes de pedra natural e torres.

Ilha de Galápagos – Equador

A lendária ilha visitada por Charles Darwin em 1835 com a finalidade de visitar as inúmeras espécies do local, que serviram de inspiração para sua Teoria da Evolução. Ela foi uma das pioneiras na exploração pelo contato humano guarda uma população de aproximadamente 100 habitantes. No entanto, recebe cerca de 150.000 pessoas ao ano, preservando, ainda, um clima de tranquilidade.

Uma dica interessante é embarcar em cruzeiro pelas ilhas Floreana e San Cristóbal e apreciar as belezas sem igual da flora e da fauna locais. Destacamos a presença sempre constante das tartarugas marinhas, dos tubarões, dos gaviões e das cobras de Galápagos.

Ushuaia – Argentina

Para os aventureiros, a Terra do Fogo na Patagônia Argentina é um dos lugares preferidos na América do Sul. Assim, Ushuaia é um dos lugares mais remotos do mundo e uma porta de entrada para a Antártida.

Está localizada em meio às últimas montanhas da Cordilheira dos Andes. Por isso, as geleiras e o oceano são perfeitos para os amantes de esportes de inverno. Mais uma experiência inigualável é o passeio no Trem do Fim do Mundo que conduz os viajantes pelos lindos bosques nevados até o Parque Nacional Tierra del Fuego, que faz fronteira com o Chile.

El Calafate – Argentina

Também na Argentina, mais ao sul do país, existe esse agradável vilarejo chamado El Calafate, com encantadoras paisagens naturais, na Província de Santa Cruz. Saindo desse município os turistas podem visitar o conhecido Parque Nacional Los Glaciares. Lá, se encontra o glaciar Perito Moreno, considerada a maior geleira em extensão horizontal do planeta e, também, pela UNESCO, um Patrimônio Natural da Humanidade.

Essas são apenas algumas das inúmeras maravilhas para se conhecer em um território próximo e repleto de encantos e mistérios que povoam nossa imaginação, há muito tempo. Considere, então, essas incríveis opções de viagem!

Lista de países da América do Sul para onde brasileiros podem viajar sem visto

Você está em busca de novas aventuras pelo mundo, mas prefere fugir de burocracias? Então, saiba que existem mais de 150 países no planeta que não exigem visto e você pode partir tranquilamente para as suas férias sem mais complicações.

Então, para começar, que tal uma lista dos países que não pedem visto para turistas brasileiros na América do Sul? Dá uma conferida:

  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Guiana;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Suriname;
  • Uruguai;
  • Venezuela.

E, aí, já fez as malas? Aproveite e comece a se programar! Certamente podemos conseguir uma boa opção de passagem aérea para deixar a sua viagem mais possível ainda.