Quando se fala em Tocantins, logo pensamos no Jalapão, mas Palmas, sua capital, também é repleta de lugares incríveis para se conhecer.

Lá, você encontra belas praias de água doce, além do Rio Tocantins, que rodeia a cidade, lindas praças e monumentos históricos. Na região, você ainda pode fazer trilhas, voos livres e passeios de tirolesa, além de visitar outros pontos, como:

  • Praça dos Girassóis: é a maior da América Latina e a segunda maior praça do mundo;
  • Palácio do Araguaia: está localizado na Praça dos Girassóis e guarda o Centro Geodésico do Brasil;
  • Praias: da Prata, da Graciosa, do Caju e outras praias de água doce banhadas pelo Rio Tocantins;
  • Ilha de Canela: é uma linda ilha doce, localizada a 15 minutos de barco da praia da Graciosa;
  • Taquaruçu: é um distrito de Palmas, a 30 km da capital. A região abriga mais de 80 cachoeiras, espalhadas por vários pontos.

Veja por que o Jalapão precisa fazer parte da sua lista de viagens

O Jalapão ainda não é muito conhecido entre os destinos mais badalados do Brasil. Mas, aos poucos, os viajantes mais ligados no ecoturismo têm descoberto esse lugar incrível, com dunas douradas, fervedouros, paisagens exuberantes e íntegras, além de cachoeiras de tirar o fôlego.

É, sem dúvida, um destino de viagem para descansar e se desligar por completo dos grandes centros urbanos. A região é, ainda, uma das mais bem conservadas do país, de acesso limitado e, por isso, pouco explorada.

O Jalapão fica no cerrado brasileiro, no Tocantins e compõe diversos municípios, como Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta e São Félix, com locais de preservação, sendo sua área total de 34 mil km2, de pura vegetação nativa e ainda intacta.

Seus principais pontos turísticos são essencialmente naturais, como as Dunas do Parque Estadual do Jalapão, a Pedra Furada, a Serra do Espírito Santo, onde você pode praticar rafting na Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga.