Nada como tirar alguns dias do ano para viajar, não é mesmo? E, de preferência para lugares com uma cultura diferente da nossa, afinal, é isso que enriquece a experiência, ainda mais quando a viagem é longa. No entanto, muitas vezes, a empolgação leva as pessoas a não se prepararem o suficiente para os costumes do país de origem, o que pode gerar choque cultural.

Neste post, vamos te contar como evitar constrangimentos com dicas que vão te preparar para uma viagem incrível, com potencial para acrescentar muito à sua bagagem de conhecimento. Vamos lá?

Prepare-se e pesquise sobre o local de destino

Qualquer país, mesmo aquele que supostamente parece com o nosso, inevitavelmente oferecerá algum grau de surpresa em termos de costumes. Um ambiente novo é sempre desafiador, seja em razão do idioma, formas de se apresentar, se portar e se alimentar.

Tudo isso, no início, pode até provocar uma baita saudade de casa e afetar o nosso emocional. Então, para tornar esses ajustes mais leves, é extremamente válido pesquisar, antes de viajar, tudo o que você puder sobre os costumes do país de destino e com alguma profundidade.

Procure sobre hábitos, clima, comida, passatempos, cultura, idioma, paixões nacionais, enfim, mergulhe de cabeça em tudo o que se refira à sua nova residência temporária. Sabemos que imprevistos podem acontecer, por isso, quanto mais elementos você tiver para driblá-los, melhor.

Aprenda o máximo que puder sobre o idioma local

Normalmente as pessoas também viajam pensando em aprimorar seus conhecimentos sobre a língua do lugar que pretendem visitar. Entretanto, é importante esforçar-se antes e durante a sua viagem a fim de se soltar para conseguir absorver o idioma.

Um dos grandes dilemas que desencadeiam choque cultural é justamente a dificuldade de comunicação em razão da barreira imposta pela diferença da língua. Você terá de se enturmar, então, junte essa necessidade com a de aperfeiçoar o idioma do país e não tenha medo de errar. Arrisque-se! Certamente, você voltará com mais conhecimento.

Prove a comida local

A culinária de um país diz quase tudo sobre suas origens e tradições. Portanto, não perca isso por nada. Mas, antes, procure saber mais sobre os pratos, suas receitas e ingredientes e , se puder, até tente fazer em casa.

Se algo não estiver do seu agrado, procure dar aquela sempre bem-vinda segunda chance. É interessante e enriquecedor provar novos sabores e texturas, pois isso amplia o paladar e por que não dizer, a percepção do mundo. Durante uma viagem para outro país, isso se acentua ainda mais.

Pratique algo que os nativos do país cultivam

Todo país tem pelo menos uma grande paixão, seja por algum tipo de esporte, de arte popular ou ritual. Portanto, procure conhecer o que o país de destino tem de interessante e que chame mais a sua atenção. A partir disso, mergulhe um pouco mais, pratique, conheça.

Por exemplo: na Nova Zelândia, o esporte mais popular é o Rugby, na Irlanda, as pessoas gostam de frequentar os pubs, na França, os piqueniques ao ar livre são muito praticados e por aí vai. Ao chegar no local, com uma boa dose de conhecimento sobre o assunto ou sabendo praticar, você abre portas para um entrosamento mais fácil.

Procure respeitar o espaço dos locais

É muito importante saber se comunicar em qualquer lugar para onde se vá, contudo, quando estamos em território alheio, a palavra mágica é educação. O brasileiro é conhecido por se portar de forma amigável e calorosa, mas, esse comportamento nem sempre é bem aceito em determinados locais.

Por exemplo: o popular cumprimento com abraços e beijos, aqui é muito natural. No entanto, alguns povos podem entender isso como invasivo. Então, se manter mais reservado e usar sempre obrigado, por favor, com licença, me desculpe não tem como dar errado. O poder dessas simples palavras é indizível. E, claro, vá sabendo de que forma os habitantes locais interagem com estranhos.

Supere o óbvio

Em viagens longas, o tempo não tem limite como nas férias comuns. Assim, você terá mais chances de explorar cada cantinho da cidade e arredores e isso ajuda muito no processo de adaptação.

Sendo assim, aproveite os dias livres para fazer coisas menos óbvias. Visite bairros distantes do centro e encontre pessoas mais enraizadas no país, com um passado mais local e histórias para contar. Faça passeios na área rural, enfim, viva como se estivesse se mudando para a cidade. Acredite, a sua experiência será mais profunda e marcante.