Da mesma forma que um seguro-viagem, as vacinas obrigatórias não são apenas uma medida de segurança para a sua saúde. Elas constituem um pré-requisito para entrar em determinados países, como os Estados Unidos e o Canadá. Por isso, antes de se aventurar para um novo destino, procure dar prioridade a esse item tão importante da sua checklist.

Neste post, apontaremos as vacinas mais exigidas nos dois países acima citados, portanto, não deixe de verificar o seu cartão de vacinação a fim de se organizar antes de viajar. Vamos lá?

Como funciona esse processo?

Os cuidados essenciais, como acabamos de dizer, não se resumem às passagens aéreas, aos limites de bagagem e aos vistos. As vacinas também integram a lista de precauções fundamentais a se tomar antes de partir para uma viagem nacional ou internacional.

Para os voos, recomenda-se que se tome as vacinas entre 6 e 8 semanas antes da data marcada para a viagem. Esse alerta tem reforço caso você esteja programando a sua viagem para zonas florestais ou rurais, locais sempre expostos à vegetação mais densa.

Para ajudar você a ser preparar, reunimos informações importantes sobre as vacinas exigidas para entrar nos Estados Unidos e no Canadá. Acompanhe e saiba mais!

vacina-viagem-canada

Estados Unidos

Os brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19 já podem entrar nos Estados Unidos mediante apresentação do Certificado de Vacinação. Assim sendo, a imigração americana está aceitando todas as vacinas aprovadas pela OMS, incluindo as que são aplicadas no Brasil, ou seja, Janssen, Coronavac, Pfizer e AstraZeneca. Além disso, ainda não é obrigatório ter tomado a terceira dose para entrar no país.

No entanto, crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos, que não foram vacinadas, precisam fazer e apresentar um teste PCR antes de embarcar. Já, os passageiros com menos de 2 anos não precisam apresentar esse teste.

E a vacina contra a febre amarela?

Embora não seja obrigatória, é interessante se precaver, tomar e providenciar o comprovante internacional da Anvisa. O aumento de casos da doença registrado no Brasil pode motivar alguma mudança de regras. Portanto, mesmo que não haja exigência, é melhor ter esse documento e levar na viagem.

Canadá

Com relação à Covid-19, a burocracia para viagens internacionais apertou o cerco para tentar conter a propagação da doença no país. E quais são as exigências?

Imunização completa com comprovante de vacinação

Os brasileiros que estiverem 100% vacinados podem entrar no Canadá e o país aceita todas as vacinas aqui aplicadas, desde que toda a vacinação tenha sido completa 15 dias antes de embarcar.

Para a vacina da Janssen é necessário ao menos uma dose, para a Coronavac, Pfizer e AstraZeneca (inclusive a Covidshield) é preciso 2 doses. É aceito, ainda, 2 doses de vacinas distintas.

Quem contraiu Covid e ainda não completou o ciclo vacinal, deverá esperar para ficar 100% imunizado com todas as doses descritas acima. Além disso, o comprovante de vacinação deve estar em francês ou inglês e pode ser apresentado por meio do celular ou em papel impresso no momento do embarque e na chegada ao território canadense.

vacina-viagem-estados-unidos

Teste PCR

Embora 100% vacinado, ao entrar no Canadá, por terra ou avião, qualquer viajante pode ser escolhido aleatoriamente para fazer o teste de Covid. Viajantes que comprovarem já ter pego Covid, turistas que chegam de barco e crianças com menos de 5 anos não pagam por essa testagem.

Febre amarela

Para ir ao Canadá, também é comum surgir dúvida sobre a necessidade ou não de vacinar contra a febre amarela. E, nesse caso, também não é necessário, mas da mesma maneira que para os EUA, vale a pena se precaver.

Gripe

Quanto a essa vacina, ela é fundamental antes de realizar qualquer viagem, afinal, praticamente todos os países já sofreram e continuam combatendo a disseminação dessa doença em determinadas épocas do ano.

Então, para aproveitar a sua viagem ao máximo, vale muito tomar mais essa vacina, especialmente se você pertencer a algum grupo de risco, como getantes, idosos, portadores de doenças que reduzem a imunidade, crianças e profissionais da saúde.

Tomadas todas as providências, tudo fica mais tranquilo e você e sua família podem viajar sem problemas.