O Canadá pode surpreender muita gente com suas atrações turísticas, o tamanho de seu território e suas incríveis belezas naturais. Embora não seja um destino muito popular por aqui, da mesma forma que os EUA, é um país que tem conquistado um espaço cativo nas bucket lists dos brasileiros.

O país é capaz de agradar diferentes perfis de visitantes, de todas as idades, desde os mais conservadores até os mais aventureiros. Mas, antes de fazer as malas e voar para essa terra de encantos sem igual, é importante ficar por dentro de algumas dicas para que tudo corra bem antes, durante e depois da viagem. Vamos lá?

1. Onde fica o Canadá, afinal?

Sua localização é na América do Norte, lá em cima, entre o Alasca e os Estados Unidos, com o qual constitui a maior fronteira terrestre do mundo. É considerado o segundo maior país do planeta em território, com 9.984.670 km² e uma população de apenas 36,6 milhões, ou seja, uma das menores do mundo todo, levando em conta a extensão de seu território. Então, a natureza é, com certeza, seu ponto forte.

2. Idioma oficial do país

São dois os idiomas oficiais do Canadá: inglês e francês, e cada um deles predomina em determinadas regiões. Montreal puxa um pouco mais para o francês e em Toronto, o inglês é predominante.

3. Clima do Canadá

Devido às suas dimensões continentais, há dois extremos: o verão muito quente e o inverno congelante. Na costa leste observa-se os maiores extremos, justamente onde está a maior parte da população canadense. O inverno, então, chega a -300C com direito a nevascas entre novembro e abril.

As temperaturas mais amenas ocorrem entre a metade de maio e de junho, em torno de 100C de manhã e à noite, podendo chegar a 300C no meio do dia. A partir de meados do mês de junho as temperaturas podem chegar a 340C. Entre julho e agosto, é possível curtir um calorzão de até 400C. Radical, não?

4. Documentos para viajar

Comece os preparativos para sua viagem, separando:

  • Passaporte dentro do prazo de validade, ou seja, com pelo menos 6 meses, valendo da data que você for embarcar;
  • Autorização de viagem (e-TA) ou visto;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso precise alugar um carro no Canadá. Se estiver a passeio, a carteira internacional não é exigida.

5. Visto

Caso você já tenha um visto americano ou tirou um canadense nos últimos 10 anos, não será necessário tirar outro. No entanto, precisará de uma Autorização Eletrônica de Viagem (e-TA). Na prática, é praticamente idêntica, porém, menos burocrática.

6. Moeda corrente

Evite o aborrecimento de perder dinheiro fazendo conversões, por exemplo, de Real para Dólar Americano e deste para Dólar Canadense, já que a moeda oficial é esta última. Uma dica importante: as casas de câmbio geralmente não têm Dólar Canadense disponível na hora. Portanto, providencie os seus com antecedência.

7. Seguro-viagem é necessário?

O seguro-viagem não é obrigatório, mas, vale muito a pena ter o seu. No Canadá, os custos com saúde são bastante altos, então, se você garantir o seu, pagará bem menos que as despesas integrais sem o seguro.

8. O Canadá é seguro?

O Canadá é conhecido como um dos países mais seguros do mundo, mas, nunca é demais tomar alguns cuidados básicos, afinal, lá você será um turista e gente mal-intencionada existe em todos os cantos do globo.

É pertinente, também, deixarmos um alerta sobre um problema que vem crescendo no Canadá: uso de drogas. Em algumas regiões, acontecem agrupamentos de pessoas que se reúnem para usar substâncias pesadas. Esses pontos não são considerados perigosos, mas, é melhor evitá-los.

9. Fuso horário

Devido ao tamanho do país, o Canadá tem 6 fusos horários, portanto, é sempre bom atentar para os horários de avião, trem e outras conduções. Procure se informar sobre os horários das localidades que for visitar, embora os smartphones troquem a hora automaticamente de acordo com o fuso horário de onde você estiver. Na dúvida, é sempre bom contar com algum morador local ou dar uma conferida rápida no Google.

10 Qual é a voltagem no Canadá

Essa já é uma preocupação bastante corriqueira aqui no Brasil, então, não será novidade ter de se ocupar com mais essa informação. Para todos os efeitos, no Canadá, a voltagem é de 110/120 volts e as tomadas têm dois pinos achatados, como nos EUA. O tipo de tomada daqui do Brasil é coisa só nossa, portanto, leve um adaptador universal para se garantir.

No mais, faça suas malas e viaje para esse país cheio de natureza exuberante e muitas atrações típicas da região. Boa viagem!