Muita gente ainda desanima quando pensa em fazer aquela viagem dos sonhos, pensando que isso é sinônimo de muito gasto. Por isso, deixa de lado seu desejo antes mesmo de tentar saber como poderia driblar esse dilema.

Então, para quem gosta muito de viajar, mas sempre se preocupa com a economia de dinheiro, saiba que isso é possível sem grandes sacrifícios. Na verdade, não há nenhum grande segredo, basta apenas um planejamento adequado com as dicas certas, que podem fazer qualquer destino caber no seu bolso.

Quer saber como? Venha com a gente e prepare-se para fazer as malas em breve!

Defina a duração da sua viagem

Primeiramente, é importante definir quanto tempo você pretende passar fora, uma vez que isso será determinante para os gastos com passeios, hospedagem e alimentação.

Além disso, lembre-se de considerar o tempo necessário para o voo e traslado. Portanto, o ideal é acrescentar 1 ou 2 dias extras, assim, você consegue aproveitar melhor os passeios escolhidos sem ficar com a incômoda sensação de que não conheceu tudo o que queria.

Antecipe a compra dos passeios

E, para ajudar com os passeios, procure antecipar sua compra, já que muitos museus, parques e atrações diversas disponibilizam convites pela internet. Os preços costumam ser os mesmos do guichê do local de destino e com a possibilidade de parcelamento. Assim, você pode adquirir uma boa quantidade e quitar antes mesmo de viajar.

Verifique o preço das passagens

Esse tipo de providência é básico, principalmente se você pretende fazer um deslocamento aéreo. Assim, verifique os preços com bastante antecedência (entre 3 e 4 meses) e fique de olho nos valores promocionais, nos melhores trechos, horários e companhias.

Prefira hospedagens alternativas

Se a sua intenção é economizar para desfrutar de passeios e conhecer as atrações do local de destino, esqueça os hostels badalados e os hotéis 5 estrelas. O ideal é buscar apartamentos e casas em imobiliárias especializadas ou recorrer a plataformas de aluguéis por temporadas, como o Airbnb, Worldpackers e Couchsurfing.

Viaje com amigos

Viajar com amigos pode ser mais divertido, tranquilo e econômico para dividir, inclusive, a hospedagem em uma casa ou apartamento escolhido na sua plataforma de confiança. Que tal?

Prefira meios de transporte mais baratos

Esqueça um pouco o táxi e considere a possibilidade de explorar melhor o local de destino andando a pé. Você se sentirá mais livre para fazer os percursos da forma que quiser e terá a oportunidade de conhecer a cidade e arredores de maneira mais próxima, com mais economia.

Caso seja meio complicado optar pela caminhada, muitas cidades oferecem soluções mais simpáticas em termos de valores. É possível alugar bicicletas, por exemplo, sem falar no transporte público que pode ser uma boa alternativa, dependendo da cidade em que você estiver.

Atente para as refeições

É sempre bom provar a comida local, mas, economizar também é uma ótima escolha, se o seu objetivo é conhecer o máximo de lugares possível. Por isso, se a sua hospedagem for em local com uma cozinha disponível, vale mais a pena preparar as próprias refeições.

É claro que, uma vez ou outra, provar a culinária local faz parte do seu pacote de experiências durante a sua viagem. Então, a dica é procurar pela gastronomia do lugar em estabelecimentos que ofereçam essa experiência com um pouco mais de economia, sem deixar de lado os bons momentos em todos os seus passeios.

Escolha a baixa temporada

Se você ainda não definiu o período que pretende viajar, uma boa dica para economizar é optar por períodos de baixa temporada. Com isso, você pode evitar tumulto de pessoas e aproveitar muito mais as atrações disponíveis.

Nessas temporadas os valores de hospedagem, passagem, alimentação e atrações costumam ser mais em conta. Contudo, vale atentar para as condições do clima do local para não perder sua viagem tendo de se enfurnar dentro de casa.

Evite o cartão de crédito

Cuidado com o cartão de crédito para não perder o controle dos seus gastos durante a viagem. Então, para garantir mais economia, procure fazer seus pagamentos em dinheiro.

Converse com quem já fez a mesma viagem

Para colher informações mais sólidas a respeito da viagem pretendida, nada melhor que trocar uma ideia com quem já fez essa mesma viagem, não? Portanto, procure alguém que saiba tudo sobre os assuntos dos quais falamos acima e tire suas conclusões. Depois disso, é só se organizar, fazer as malas e seguir com a sua viagem tão esperada, aproveitando ao máximo cada minuto!