Tabela de Conteúdo
Reunimos as nossas melhores dicas para você viajar tranquilo sabendo todos os direitos e deveres com relação a sua bagagem para viagem. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato, teremos prazer em lhe ajudar.
Como a MKD ajuda os viajantes a cuidarem melhor das suas bagagens
Viajar é maravilhoso, mas ter a bagagem extraviada, ainda que por pouco tempo, pode transformar suas tão sonhadas férias, num verdadeiro pesadelo.
Para evitar, ou pelo amenizar qualquer problema, uma dica importante é fotografar todos os itens que estão dentro da mala, listando suas características gerais, como marca, cor, tamanho, entre outros. Isso irá ajudar na localização dos pertences, caso ocorra extravio, perda ou furto.
Outra dica fundamental é guardar todas as notas fiscais das compras feitas durante a viagem, principalmente para declarar itens de alto valor, além de comprovar os valores dos pertences extraviados.
Vale lembrar que, no caso de bagagem extraviada, as empresas aéreas têm prazo para localização e devolução, e caso esse prazo não seja cumprido, o passageiro tem direito ao ressarcimento de gastos emergenciais com itens de primeira necessidade.
Na MKD Viagens, oferecemos o seguro Viajante Blindado para garantir que você tenha uma viagem tranquila e segura, com suporte jurídico em caso de qualquer eventualidade.
Entre em contato com nosso time de consultores e viaje usufruindo de toda a tranquilidade que você e sua família merecem.
Como fazer uma reclamação sobre bagagem extraviada
Você esperou ansiosamente pela sua viagem de férias e teve a bagagem extraviada?
Tranquilize-se. A primeira providência a ser tomada é procurar por um funcionário da companhia aérea na área de desembarque ou nos guichês da empresa. Lá, você deverá preencher o Registro de irregularidade de Bagagem (RIB).
Você também pode registrar o ocorrido na Agência Nacional de Aviação (ANAC), no próprio aeroporto ou após a data de desembarque, em até 15 dias.
Em ambos os casos, você deverá ter o comprovante do despacho da bagagem. E, se encontrar dificuldades para fazer o RIB, faça um BO (Boletim de Ocorrência Policial) em uma delegacia de polícia.
O que acontece se a minha bagagem estiver acima do peso?
É muito provável que a maioria de nós já tenha sido pego de surpresa no check-in, com um alerta de que a mala está acima do peso recomendado. Mas, apesar do impulso inevitável de levar algumas comprinhas a mais, quando constatado o excesso de peso, pode acontecer algumas situações:
- Se estiver um pouquinho acima do peso, existe a chance de ser liberada pela companhia;
- Pode ser liberada, de acordo com a classe do assento, caso a franquia extra esteja entre os benefícios;
- Ou receber uma cobrança por taxa de excesso de peso ou excesso de tamanho. Essa é uma taxa aplicável a todo tipo de bagagem que apresente dimensões acima do padrão, levando em conta o peso permitido.
Posso levar pilhas e baterias na bagagem de mão?
A variedade de pilhas e baterias é grande e maior ainda pode ser a confusão para entender quais desses itens são permitido por lei para serem transportados na bagagem despachada ou de mão.
Trataremos aqui da bagagem de mão, local preferido para transporte desses itens, e erros podem atrapalhar o seu embarque na aeronave. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em seu website oferece uma informação bastante detalhada sobre os diversos tipos de pilhas e baterias e como levá-las nos voos.
Segue um resumo dessa informação:
- Células de combustível, usadas em câmeras, celulares, computadores e filmadoras: você pode levar esse tipo de bateria na bagagem de mão, mas não é permitido recarregar os dispositivos a bordo da aeronave
- Pilhas sobressalentes: tais como pilhas alcalinas ou recarregáveis de tamanhos variados (AAA, AA, C, D, etc), sim, é permitido levar a bordo
- Bateria não-derramável sobressalente: você pode levar até 2 baterias por pessoa, protegidas contra curto-circuito, com voltagem máxima de 12 volts e 100 Wh
- Bateria com líquido corrosível derramável: esse tipo de bateria é permitido somente se for para uso em cadeiras de rodas e outros auxílios de mobilidade
Posso levar meus remédios em viagem aérea?
Sim, você pode levar seus medicamentos em viagem nacional ou internacional, mas é necessário observar algumas recomendações que vamos listar abaixo:
- Mantenha os medicamentos nas suas embalagens originais
- Leve somente a quantidade que vai consumir enquanto estiver viajando
- Opte por levar os medicamentos na bagagem de mão
- Leve também a prescrição médica; para viagens internacionais, leve também a tradução da receita
- Para remédios em liquido, o limite é de 100ml na bagagem de mão
Você consegue facilmente pesquisar pela internet, se o medicamento que você precisa levar também pode ser comprado no seu destino, desde que não seja de uso controlado.
As receitas emitidas no Brasil não são válidas no exterior – se você utiliza medicamentos controlados, leve o suficiente pois talvez não consiga adquirir o medicamento no exterior.
Apps que vão ajudar você a fazer as malas
Vai viajar e não sabe por onde começar a fazer as malas? Não se preocupe, temos algumas dicas de APPs que vão te ajudar nessa tarefa!
- PackPoint: te ajuda a organizar a viagem, levando em conta o clima, duração e atividades planejadas.
- Travel Smart: use o APP para ajudar a escolher as roupas certas para a sua viagem, conforme a previsão do tempo no destino e o evento a ser atendido.
- TripIt: um APP que irá ajudar a organizar todos os detalhes, desde check-ins até reservas de hotéis e restaurantes.
- MyTSA: verifica as regras de segurança dos aeroportos nos Estados Unidos, evitando problemas com as autoridades.
Baixe os APPs e tenha uma viagem mais tranquila e organizada!
Você sabe a diferença entre o horário de embarque, fechamento das portas e decolagem?
Você já se perguntou qual é a diferença entre o horário de embarque, fechamento das portas e decolagem em voos? É importante conhecer esses detalhes para não perder o seu voo e ter uma viagem tranquila!
O horário de embarque é o momento em que você pode se dirigir ao portão de embarque. O fechamento das portas é o momento em que não será permitido mais embarcar no avião e a decolagem é quando o avião inicia os últimos procedimentos e levanta voo.
Fique atento a essas informações e tenha uma viagem agradável e sem stress!
Faça fotos da sua bagagem antes de despachá-la com a companhia aérea
Nada mais desagradável que ter a sua bagagem extraviada, violada, danificada e até aberta com todas as suas coisas expostas na esteira, enquanto você está fazendo aquela viagem de férias, não?
Mas, você pode tentar contornar tudo isso se protegendo de diversas formas, entre elas, fotografando todos os itens que está levando dentro e fora da mala. Liste cada um, com suas características gerais, como cor, marca, tamanho e fotografe na própria mala, se possível, ou ao lado. Mas, deixe claro que são seus pertences e naquela mala específica.
Sim, isso é trabalhoso, mas muito importante para ajudar na localização, caso ocorra um problema de extravio, perda ou furto de um ou mais objetos.
Guarde as notas fiscais de compras feitas durante a viagem
Toda viagem ao exterior inclui no roteiro algumas compras, não é mesmo? É comum, portanto, surgirem dúvidas sobre limite e tipos de itens, taxação, entre outras. Sendo assim, vale deixar claro que não existe um limite de gastos para compras no exterior, e sim, um limite para as compras que serão taxadas ou não.
Isso significa que existe um limite entendido pelo governo para compras de uso pessoal. O que não se enquadrar nesse quesito terá cobrança de imposto. Por isso, é fundamental atentar para esses detalhes e guardar suas notas fiscais caso seja preciso declarar as compras. Além disso, no caso de extravio de bagagem, as notas fiscais comprovam os valores extraviados.
Aqui na MKD nós oferecemos, para os nossos clientes, o seguro Viajante Blindado. Com esse suporte, você viaja mais tranquilo pois, além das super dicas que passamos, antes, durante e depois da viagem, você ainda terá todo apoio necessário para resolver problemas relacionados a sua viagem.
Entre em contato e fale com um de nossos consultores. Estamos prontos para começar o seu atendimento e criar uma experiência inesquecível para você e sua família.
O que é o ressarcimento de gastos emergenciais para quem teve a bagagem extraviada
Quem já teve sua bagagem extraviada durante uma viagem sabe muito bem o transtorno que isso causa. E, sobre esse assunto, segundo a ANAC, as empresas aéreas têm o prazo de até 7 dias, para voos domésticos e 21 dias, para voos internacionais para localizarem e entregarem a bagagem ao passageiro.
Se a bagagem despachada não for localizada ou entregue dentro dos prazos informados acima, a empresa deve indenizar o passageiro dentro de, no máximo, 7 dias.
Então, caso a sua bagagem não seja devolvida imediatamente e você esteja fora da sua cidade, é um direito seu receber da empresa aérea um ressarcimento de gastos emergenciais com itens de primeira necessidade, enquanto seus pertences não retornarem.
Aqui na MKD Viagens você viaja com toda a segurança do nosso programa Viajante Blindado e tem o nosso suporte jurídico resolvendo qualquer dor de cabeça que eventualmente surja.
Posso embalar/vedar minha mala com plástico filme?
Para tentar proteger melhor, dificultar violações ou danos ao conteúdo da bagagem, você pode sim embalar a sua mala com plástico filme. Sabemos que o propósito dessa medida é garantir uma camada protetora a mais para os pertences e isso tende a reduzir contratempos como cortes, arranhões e outros incidentes similares.
Além disso, essa camada extra pode dificultar golpes e furtos, já que é bem mais trabalhoso forçar a abertura de uma mala envelopada. E, caso aconteça uma tentativa, ficarão indícios visíveis no plástico.
Contudo, vale lembrar que isso não impede que os funcionários da segurança do aeroporto abram a sua mala, caso o aparelho de raio-x detecte algum objeto em seu interior.
E aí, o que você acha dessa dica?
Retire das suas malas as etiquetas de viagens anteriores
Se você viaja com frequência e sempre usa as mesmas malas e bolsas para transportar seus objetos e roupas, é possível que haja marcas de etiquetas de viagens anteriores, não?
Quem sabe você esteja deixando até mesmo a etiqueta inteira! Pois, uma boa dica é retirar das malas as etiquetas de outras viagens para evitar confusões, que podem até resultar no extravio da sua bagagem.
Manter a sua identificação da forma mais correta e completa possível é a melhor medida para evitar transtornos, que podem causar aborrecimentos e estragar o seu passeio. Pense nisso.
Esse é o nosso trabalho. Diariamente ajudamos nossos clientes a fazerem suas viagens de forma tranquila. Priorizamos evitar problemas ao invés de resolver problemas pois nós nos preocupamos com a sua viagem.